sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

BL0GGING #1: Determinando seu nicho e categorias



Uma das partes aparentemente fáceis (provavelmente a mais importante) do 'pré-blog' é escolher seu nicho. Ele basicamente é um 'conjunto de assuntos em comum' que vai ser o tema do seu blog. Um blog tem um nicho 'moda' se a maior parte dos seus posts forem sobre tendências, looks, compras e beleza, por exemplo. Assim como existem blogs literários, ou focados em cinema ou que reúne crônicas próprias. Para escolher seu nicho, você precisa saber:

1. Sobre o que gosta de falar.
2. Sobre o que sabe falar (para ter relevância).
3. Sobre o que vai ter paciência de escrever pelo menos três vezes por semana (uma frequência 'mínima' de exemplo de posts no blog).

Exemplos: moda, beleza, decoração, textos, livros, cinema, comportamento, pessoal!

Nicho pessoal é basicamente estar flexível para falar sobre qualquer parte do seu universo que te agrade. O meu blog tem nicho pessoal, e é o mais tranquilo de desenvolver. Se eu começo a gostar da tendência hi-lo, posso falar sobre ela. Se 'criei' uma make nova, posso fazer um tutorial. Se redecorei meu quarto, posso mostrá-lo em fotos.
Blogs pessoais são mais simples de coordenar, já que para ter bloqueio criativo, só não conseguindo 'viver' direito. Mas inspiração entra em um próximo post.
Mas mesmo blogs com nicho pessoal precisam determinar assuntos: excesso de variedade, mas pouco conteúdo 'individual' acaba sendo ruim.
Essa acaba sendo uma dica para ampliar as categorias. Eu quero fazer posts sobre filmes e resenhar livros, mas não acho que valha a pena deixar uma categoria para cada. Então coloco tudo em 'Indico', para eu colocar qualquer indicação que eu goste. Que é, na verdade, uma subcategoria de 'cotidiano', que são posts pessoais em geral (cotidiano, literalmente, tags e indicações). E se a pessoa quiser ver todos os posts de livros, apenas, vai ver na tag 'livros'. Tags tem menos 'obrigação' de ter vários posts a respeito. Separar os assuntos dessa forma faz seu blog mais organizado.
O ideal não é lotar as tags, já que elas são apenas 'mini temas' que facilitam para os mecanismos de busca encontrarem seu blog! Não precisa colocar, em um post de decoração, por exemplo: 'quarto, sala, quadros, tapete, mobília, mobílias, parede, papel, papel de parede, estampas'...

Resumindo:


Determinar assuntos, independente do seu nicho, não te impede de postar sobre outras coisas, mas te dá um foco! Além de credibilidade nas buscas. Se alguém encontrou seu blog procurando sobre decoração e ver que pode encontrar mais conteúdo no tema, provavelmente vai ficar e voltar mais vezes. Assim como alguém que encontrou um blog pessoal, gostou do estilo da blogueira vai ficar e voltar. Organizar seu nicho é conseguir mais leitores fiéis e menos leitores 'de passagem'. Seu público alvo vai te encontrando! :)

Gostaram das dicas? Se tiverem mais dúvidas a respeito, podem mandar nos comentários que eu acrescento na lista do BL0GGING. ;)

14 comentários:

  1. Amei as dicas, Amanda! Dei uma renovada no meu blog hoje mesmo e qualquer dica é válida pra conseguir manter o ritmo no próximo ano. Beijinhos

    htp://wanilagoularte.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, meu blog está super precisando dessa "organização" vou ver se me inspiro no seu post para começar isso HOJE!
    <3

    tenho um grupo de divulgação no face e uma fanpage, se quiser conhecer https://www.facebook.com/groups/1499015480338653/
    https://www.facebook.com/pages/Hello/749564431790275

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Muito uteis. Estou realmente precisando decidir sobre o que falar, principalmente agora que estou pretendendo começar um canal.

    ResponderExcluir
  4. Ebaaa! Se precisar de alguma coisa, avisa!

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante das dicas, vai ser bastante útil pra mim. Já que nesses próximos dias quero tentar "reorganizar" os assuntos do meu blog.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Suas dicas estão me ajudando muito!!! Mas fiquei com uma dúvida aqui: no blogger é possível separar categorias, subcategorias e tags?? Porque pelo que entendi, tem os marcadores, e o máximo que dá pra fazer é mudar o nome "Marcador". No mais tô amando o BOB, tá super gostoso de ler, e é muito difícil encontrar blogs pessoais por aí com essa vibe. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <333333333333333 linda!!
      Então, tecnicamente não tem como, mas essa organização é mais teórica. Você pode fazer tudo como marcador, mas fazer essa engenhosidade. Famosa gambiarra. Se quiser uma mão, tô aqui!

      Excluir
    2. Ai brigada!!! Tô dando uma pesquisada, olhando outros blogs que gosto (seguindo suas instruções ^^) e tô começando a entender como funciona essa separação. Tava imaginando que pudesse ser na base da "engenhosidade" mesmo aehuahehau. Meu blog tá nos mundo dos planos faz tempo, mas agora resolvi colocar em prática. Quando eu lançar, se quiser conhecer, eu ficaria honrada!!! E linda é vc!!! <333

      Excluir
    3. As ordens! <3 e só chamar que eu vou!

      Excluir