sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Decorando com prateleiras


(cantinho da Xiofanna, um dos mais sensacionais do mundo)

Usar bem as paredes é uma forma de otimizar espaço com louvor. Vulgo bonito sem ficar no seu caminho. Ou seja: tralha na mesa? Bota numa prateleira logo! A nossa tendência é lotar demais uma mesa, escrivaninha ou o que for. Esvaziar essa área mais ao nosso alcance alivia os olhos (e para a limpeza, lógico). Não necessariamente tirar tudo da sua frente, mas pelo menos equilibrar usando outros espaços. Então faça uns furos na paredes e veja como dar uma harmonizada no ambiente com prateleiras.


Sabe aqueles cacarecos de viagem que a gente acaba trazendo sempre? Você vai para o nordeste e traz garrafinhas com desenhos de areia. Para Paris e compra uma torre eiffel. Ou um globo de neve. Artesanato, bugiganga, souvenir, lembrancinha, miniatura. Provavelmente você já guardou os menos bonitinhos em uma caixa, então que tal deixar os outros expostos na parede? Pode misturar com fotos de viagem reveladas, por exemplo.
E também com coleções, ou raridades, ou qualquer coisa que você comprou sem algum fim. Por exemplo, uma xícara de porcelana bonitinha, uma coleção de bonecas matrioskas, um mini fusca amarelo, letras brancas gigantes, um vaso africano ou um relógio turquesa, hahahaha. Pegue coisas sem muita função (minhas favoritas :P) e coloque no meio.
Coisas úteis também podem entrar. Uma luminária, câmera, cofre, porta joias, caixas... A disposição delas (mais distante para as menos importantes) fica por sua conta.
 Arte sua, arte de presente, arte de rua. Pegue seus desenhos ou fotografias e coloque em uma moldura. Imprima imagens e pôsteres também. Molduras ficam incríveis 'recostadas' num canto, e podem ficar apoiadas na parede no alto sem estar penduradas. O mesmo vale, por exemplo, para um vinil que tem uma capa legal.
Garrafas são um amorzão da decoração. Assim como copos, canecas, xícaras... Você pode colocá-las vazias, pintadas, com flores dentro, guardando lápis ou outras bugigangas menores. Sacolas de compra bonitinhas também são bem vindas! No meu quarto, uma da clinique expõe duas pelúcias pequenas, hahahaha.
 Livros são história antiga em prateleiras. Deitados ou em pé, classificados por tamanho, por cor, por autor ou como quiser. O mesmo vale para revistas, cds ou dvds, por exemplo.
Plantas (cactos! <3) não são lá uma ideia muito nova também. Mas é legal ter uma suculenta ou uma flor de plástico dando um ~toque de verde~ (mesmo de mentira, hahahaha) no ambiente. Podem ficar no próprio vasinho (simples ou decorado), em garrafas, xícaras...

O mais legal para mim é misturar tudo. Deixar um pouco de cada 'tipo de tralha' em várias, sem deixar nada com cara de 'temático'. Mostrar a diversidade do seu quarto, gostos, vida, enfim.
Sem falar que você pode 'inovar' já na prateleira. Em vez da tradicional de madeira, uma de vidro, ou 'feita de livro', de caixas, malas, molduras... Coisas que você mesmo pode fazer.

Gostaram das dicas? Você tem prateleiras? O que coloca nelas?

10 comentários:

  1. quero muito fazer um cantinho no meu quarto e ter mais espaço para meus livros que amo tanto hahaha....esse post me inspirou muito!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Inclusive salvei algumas das imagens pra mandar pro moço que faz, porque tô precisando de umas prateleiras pra minha coleção de garrafas de cerveja! hahah

    ResponderExcluir
  3. AMEI! Tenho vááárias prateleiras no meu quarto (mas elas tem tampa, pois é.) e é super útil. Adorei a penúltima foto.
    Livros, além de organizados, ficam lindos em prateleiras. MInha coleção de garrafas fica na cozinha. :)

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA tampa? Como assim? Coleção de garrafas, quero ver!!

    ResponderExcluir
  5. AI QUE LEGAL QUERO preciso de uma coleção mais legal que 'cadernos', sofrendo.

    ResponderExcluir
  6. Como eu queria que meu quarto fosse lindo, organizado e cheio de prateleiras como as das fotos!
    Acho muito legal porque economiza espaço do lugar e fica um aspecto moderno bem legal. Sempre quis ter umas prateleiras cheias de livros, por exemplo.

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Arruma umas 800, fica ótimo <3 amo quero

    ResponderExcluir
  8. nossa, prateleira é muito salvação. se não fossem elas eu estaria em puro caos no meu quarto 3x3

    ResponderExcluir
  9. Eu estou nesse caos no momento </3

    ResponderExcluir